domingo, 27 de junho de 2010

Bienal do Livro de SP terá a presença de Zé do Caixão

O cineasta José Mojica Marins, criador da personagem Zé do Caixão, será uma das atrações da programação cultural da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, evento que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de agosto de 2010, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte de São Paulo.

Mojica participará do Salão de Ideias, evento cultural que levará ao público debates com renomados escritores e personalidades da área cultural. O cineasta conduzirá a mesa Zé do Caixão levará sua alma, às 13h da sexta-feira, 13 de agosto.

Neste dia a programação cultural será especial e abordará o tema “vampirismo” - quem for fantasiado poderá entrar de graça no Pavilhão de Exposições e ainda concorrer a prêmios.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Zé do Caixão terá lugar de destaque no enredo da Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca já tem enredo para tentar o bicampeonato. A escola do Morro do Borel vai retratar o medo através dos filmes de terror, suspense e policiais. O título do tema criado por Paulo Barros é Esta noite levarei sua alma. O cineasta José Mojica Martins, o Zé do Caixão, terá um lugar de destaque no enredo.

"Ele é um grande guerreiro e heroi por produzir cinema no Brasil. É uma das nossas maiores referências", explicou Paulo Barros, que apresentou o tema nesta terça-feira, durante um encontro com os compositores no barracão da escola. Outros cineastas brasileiros também serão homenageados.

Maior nome do Carnaval da atualidade, Paulo Barros inovou até mesmo no logotipo do enredo, que foi inspirado nos cartazes dos seriados americanos. Na imagem, a equipe da agremiação aparece usando roupa preta e fazendo expressão séria. Ao detalhar o tema, o carnavalesco disse que, ao contrário que as pessoas já estão imaginando, o desfile causará "gargalhadas" e terá uma mensagem positiva.

"Vamos mostrar a garra que o brasileiro tem para superar seus medos. O enredo é uma grande homenagem ao povo brasileiro e aos nossos cineastas. A Tijuca vai realizar um filme na Sapucaí e vai convidar as pessoas para assisti-lo. O personagem que conduzirá o enredo será a morte, que deixará todo o público impressionado e amedrontado. Antes do fim do desfile, esse personagem será enganado. Vamos mostrar a força de um povo que luta e que não tem medo de ser feliz", completou Paulo Barros.

Ao explicar o enredo para os compositores, Paulo Barros disse que gostaria de ter um samba que 'exploda' na Avenida. "Precisamos ter um samba que faça a escola cantar e explodir. Nosso objetivo é causar impacto e repetir o que conseguimos fazer esse ano quando vimos pessoas urrando diante do nosso desfile", avisou.*

*Matéria originalmente publicada no jornal O Dia, por Raphael Azevedo. Para lê-la na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nova sessão de autógrafos com Mojica Marins, o Zé do Caixão

Para quem perdeu a primeira noite de autógrafos de José Mojica Marins para o lançamento em DVD do filme A sina do aventureiro, de 1958, terá mais uma chance de encontrar o mestre do terror e, ainda de quebra, levar para casa o primeiro longa-metragem dirigido por ele.

Amanhã, sexta-feira, dia 18 de junho de 2010, às 19h30, Mojica estará na Livraria Cultura do Bourbon Shopping, em São Paulo.

Mais informações aqui.

sábado, 12 de junho de 2010

Heavy Trash e Coffin Joe

Heavy Trash é um projeto de Jon Spencer, líder da Jon Spencer Blues Explosion (uma das mais importantes bandas dos anos 80), e de Matt Verta-Ray, ex-baixista da Madder Rose e guitarrista da Speedball Baby que, desde 2005, mistura rockabilly a elementos do punk rock, do blues e do garage.

Em abril de 2009, os dois vieram ao Brasil para uma série de show e, durante uma entrevista, Jon declarou que sua maior expectativa em vir para o país era conhecer Coffin Joe, o nosso Zé do Caixão.

Esse encontro foi registrado pelas câmeras da MTV, no programa Show MTV, exibido pela emissora em 21 de maio de 2009. Ainda a pedido da banda, Zé declamou um texto assustador ao som da música You Can't Win.

Simplesmente imperdível.

Assista mais aqui.

domingo, 6 de junho de 2010

...

Durmo com o olho aberto e sou muito curioso. Confesso também que sou tímido e analfabeto, mas uma coisa é certa: sou conciso no que falo e tenho forças redobradas para ver a vulgaridade do outro. Vou ser bem transparente: sinto inveja, ciúmes, despeito e ódio, mas tenho muita audácia para confessar essas fraquezas. Infelizmente minha índole não me deixa negar nem mentir, e isso pesa a meu favor na balança da verdade.

Trecho de A última crônica, por José Mojica Marins para o Portal Brasileiro de Cinema (2005)

terça-feira, 1 de junho de 2010

"A sina do aventureiro" será lançado em DVD

Depois do lançamento do box especial de José Mojica Marins (edição de colecionador) no ano de 2002, que reuniu em 6 DVDs os filmes À meia noite levarei sua alma (1964), Esta noite encarnarei no teu cadáver (1967), O estranho mundo de Zé do Caixão (1968), Ritual dos sádicos (1970), Finis Hominis (1971) e Delírios de um Anormal (1978), chegou a vez do primeiro longa-metragem escrito e dirigido pelo diretor, A sina do aventureiro, de 1958, estrear no formato.

O filme conta a história de Jaime, bandido que depois de baleado durante um tiroteio cai às margens de um rio, onde é socorrido por duas jovens. Ele acaba se envolvendo com uma delas, Dorinha, filha de um fazendeiro da região. Como prova de seu amor, Jaime entrega-se a polícia; porém, depois de solto é obrigado a enfrentar Xavier, homem que planeja uma vingança contra o pai de sua amada.

Considerado o primeiro faroeste genuinamente brasileiro, A sina do aventureiro tem a participação de Mojica também como ator, no papel de um dos jagunços do bando de Xavier. O diretor, além disso, é o autor das dez canções que compõem a trilha sonora da película.

A noite de autógrafos para o lançamento do DVD está marcada para acontecer dia 10 de junho, às 19h30, na livraria Saraiva MegaStore do Shopping Center Norte.