sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Zé do Caixão será homenageado no Festival de Havana

A 32ª edição do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano fará uma homenagem ao cineasta brasileiro José Mojica Marins, mais conhecido como Zé do Caixão, nesta sexta-feira (10/12). A assessoria do festival divulgou que o filme Esta noite encarnarei no teu cadáver será exibido com trilha sonora executada ao vivo pelo guitarrista norte-americano Gary Lucas.

O filme, de 1967, foi visto pelo músico durante o festival paulista SP Terror. Na ocasião, ele conversou com Mojica sobre compor uma trilha especialmente para o longa, ideia que foi concretizada e poderá ter seu resultado final apreciado durante a sessão. O músico fez trilhas sonoras direcionadas para os filmes Drácula e O Golen e já foi indicado ao Grammy, além de receber elogios como "o herói pensante da guitarra" (The New Yorker), "um dos melhores e mais originais guitarristas da América" (Rolling Stone) e "lendário guitarrista alternativo" (The Guardian).

Gary já conhecia o trabalho de Mojica há muitos anos e o considera um cruzamento entre Mario Bava (As três máscaras do terror) e Luis Buñuel (Um cão andaluz), além de cunhá-lo como "mestre e arquiteto do cinema de terror moderno". O artista disse que pretendia fazer uma "sinfonia perturbadora, sincronizada às imagens perturbadoras que revelam a alma torturada do diretor e ator José Mojica Marins".

Texto publicado originalmente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário